quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Terceiro dia

Por:Bruno Brunelli

11/09-Domingo

Logo de manhã fomos de ônibus até o centro histórico de Paraty!

No centro histórico brincamos de caça ao tesouro! Os monitores nos deram uma apostila com fotos de alguns lugares e nós tínhamos que encontrar esses lugares e tirar foto deles!

Após isso descobrimos que há em todo o centro histórico há vários símbolos da maçonaria. Ao contrário do que acontecia na Europa, onde os símbolos maçônicos eram bem escondidos, em Paraty, eles foram bem expostos.

Assim, esses símbolos estão muito presentes na arquitetura de Parat: na fachada de prédios públicos, particulares, na decoração das casas, nas igrejas, etc.

Só para se ter idéia, o número “33” é um número muito usado pelos maçons, pois representa a idade com que Jesus Cristo morreu. Ora, o centro histórico de Paraty foi construído com 33 quarteirões e as suas plantas (desenho esquemático utilizado na construção) foram feitas na escala 1:33.33!

Vejam o prédio abaixo em que aparece, de forma repetida, outros símbolos da maçonaria: triângulos e abacaxis, que sempre estiveram presentes nas fachadas das casas maçônicas de Paraty.






Além disso, vê-se que as portas e janelas da maioria das casas de Paraty foram pintadas em branco e azul, o chamado azul hortência , que também é um símbolo da maçonaria.

Depois tivemos um tempo livre para passear pela cidade e fazer compras! Lá existem várias lojas: artesanato, de artistas plásticos, de roupas, sapatos, cosméticos, etc.
Todos nós pudemos explorar o centro dessa cidade tão especial.
Mas, depois do nosso tempo livre, retornamos para são Paulo! E já começamos a sentir saudade...


Nenhum comentário:

Postar um comentário